segunda-feira, 24 de março de 2008

Sistema de Pontuação

A Comissão Organizadora tem recebido, através do site, vários e-mails comentando, sugerindo ou questionando a pontuação das tarefas. Assim, achamos importante explicar de onde sai a pontuação.

A Comissão Organizadora classifica as tarefas em níveis de complexidade, que variam de 1 a 6. Por exemplo, uma tarefa simples da noite de correria tem nível de complexidade 1, enquanto o baile e o desfile têm nível de complexidade 6. As tarefas esportivas, na sua maioria, possuem nível de complexidade 2,5. Já a rústica tem nível 3, por exemplo.

Para se chegar a pontuação, basta multiplicar o coeficiente (nível) de complexidade por 60. Por isso que o baile e o desfile, por exemplo, valem 360 pontos.

Quando a pontuação é escalonada, a diferença entre uma posição e outra é obtida multiplicando-se o coeficiente de complexidade por 10. Assim, a pontuação do baile e do desfile, por exemplo, varia de 60 em 60 pontos do primeiro ao quarto colocado, enquanto a da torcida varia de 20 em 20, já que o coefiente é 2.

Existem algumas exceções, como as pontuações intermediárias de tarefas que são cumpridas em etapas, mas são muito poucos casos. E mesmo nestes casos, a soma total das etapas está de acordo com o sistema.

Alguns aspectos deste sistema de pontuação já foram utilizados nos anos anteriores, mas este ano será a primeira vez em que será utilizado integralmente. Algumas tarefas, talvez, não estejam ainda na classificação devida porque se está numa fase de transição.

Em 2005, por exemplo, o desfile valia 180 pontos e uma tarefa de curisiodades valia 50. Ou seja, eram necessárias 4 tarefas simples para atingir a pontuação do desfile. Este ano o desfile passou a 36o e a tarefa de curiosidades para 60. Dessa forma, são necessárias 6 tarefas simples para atingir a pontuação do desfile.

Então, tem havido uma valorização do baile e do desfile porque são as duas tarefas mais complexas da gincana, que atraem o maior público e que envolvem mais pessoas.

Como todas as pontuações são múltiplas de 60, que representa uma tarefa simples, pode-se fazer um estudo da pontuação normalizada de cada equipe para se ter uma idéia da real diferença de pontos. Muitas vezes uma diferença de 180 pontos, por exemplo, faz parecer que a gincana está perdida, mas na verdade basta cumprir 3 tarefas simples a mais do que o adversário para alcançá-lo.

A pontuação normalizada das equipes no momento é a seguinte:
1. Só Pra Nós - 7,7 pontos
2. Grupo de Risco - 6,3 pontos
3. T.N.C - 6,0 pontos
4. Tribu's - 4,0 pontos

Pode-se notar que com duas tarefas simples (valem 1 ponto normalizado cada) tanto o segundo colocado quanto o terceiro podem assumir a liderança. E com mais duas o quarto colocado também.

Nenhum comentário: